Friday, July 20, 2007

Politização da tragédia

Quase não consigo acreditar no que vejo. A imprensa tem se aproveitado da tragédia com fins políticos. Quem não vê é porque não quer ver. Acho realmente que a quantidade de vôos em Congonhas beira a insanidade, mas isso não é resultado unicamente de determinação do governo. Há um interesse fortíssimo das empresas aéreas para que isso seja assim. A falha do governo aqui é permitir que a ANAC defenda sempre os interesses de TAMs, GOLs e afins!
Há indícios que pousar em Congonhas com apenas um reverso seria arriscado, e de que na segunda-feira o mesmo avião teria utilizado toda a pista para conseguir parar, sem chuva.
Aí vem a Globo, mostrando imagens de um assessor da presidência fazendo "gestos obscenos" quando soube da notícia do defeito. E critica, e interpreta como comemoração. Desculpe. Está claro na imagem a indignação das duas pessoas que aparecem na imagem. Os gestos, todos nós fazemos semelhantes. As palavras, claramente legíveis nos lábios de um dos protagonistas: "filhos da puta". Confesso que tive a mesma reação. Filhos da puta sim! Filhos da puta os que mantiveram a aeronave operando mesmo com defeito. Filhos da puta os que capitalizam politicamente o sofrimento de outras pessoas. Filhos da puta os que demonizam reações de indignação que se igualam à que muitos de nós tivemos, classificando-as como "comemoração".

2 comments:

Grimal said...

pensei a mesma coisa.

mas espera aí .... o que fazia uma câmera ali exatamente na hora que sabiam que ia sair no noticíario.

ops. tem algo errado nesta merda.
tá todo mundo cego ou eu fiquei doido?

obs: mais doido

Gi said...

as coisas acontecem descaradamente no 'país do futuro'(quem não passou os anos 80 e 90 ouvindo isso? só que deve ser um futuro muito distante) porque acho que somos uma nação de cegos mesmo... indignante!

ah, nunca tinha lido este seu outro blog!